quarta-feira, 23 de março de 2011

Cala a Boca, Galvão!


Olá outra vez! Depois de um mês, volto para falar sobre um dos assuntos que estão infernizando a cabeça do torcedor brasileiro: os direitos de transmissão dos Brasileirões de 2012, 2013 e 2014.

Toda essa história envolvendo Globo, Record, RedeTv, Clube dos 13 e querendo ou não meu xodó, CBF, não teria começado se a Globo não tivesse monopolizado o futebol brasileiro a partir da década de 90, caminhando sempre junta com sua aliada CBF. Ela mudou tabelas, criou inimizades entre clubes e CBF, fez tudo de ruim. Não seria sincero de minha parte dizer que a Globo não cobria os jogos com eficiência, pelo contrário, cobria com muita excelência, mas por interesses financeiros, fez com que jogos fossem às 22:00, após a novela, horário ruim que afasta o público dos estádios, atraindo mais audiência. Transferiu clássicos do horário nobre do futebol, para que os interessados em vê-lo comprassem o jogo pela rede pay-per-view. Se você não tinha percebido, a Rede Globo de Televisão monopolizou o futebol brasileiro! No meu ver, isso se chama corrupção.

Na intriga entre emissoras e entidades pela disputa dos direitos de transmissão do triênio 2012-2014 do Brasileirão, clubes, inicialmente todos aliados pelo Clube dos 13, se separaram e um dos pioneiros adivinhe só quem foi... O Corinthians de Andrés Sanches, cujo como já citado aqui no blog, gosta muito de brincar ao lado de seu amiguinho, Ricardo Teixeira, que por um acaso, é presidente da CBF. Tudo coincidência... Afinal, a CBF também é coleguinha da Globo, que por sua vez, não apresentou proposta ao Clube dos 13 pelos direitos de transmissão. O Corinthians saiu do Clube dos 13 e a Globo dias depois, negociou com o Corinthians, os direitos de transmissão do clube paulista entre 2012-2015. E essa "amizade" entre alguns presidentes de clubes, entidades e emissoras, retratam o que é o futebol brasileiro: corrupto!

A RedeTv! que não tem nada a ver com o êxodo dos clubes do Clube dos 13, comprou por meros 1,5 bilhão de reais, o triênio 2012-2014 do Brasileirão. Além do Corinthians, os times do Grêmio, Vitória, Coritiba, Sport (até Série B!), Cruzeiro e Goiás já acertaram com a Globo e ao que tudo indica, Vasco e Flamengo, também acertarão. A Record estuda propostas para São Paulo, Fluminense e Santos e pelo jeito a RedeTv! vai transmitir jogos da Portuguesa pela Série B...

A debandada de times do Clube dos 13 após o anúncio de desistência da Globo para a disputa dos direitos de transmissão do Brasileirão, demonstra que a força e influência da emissora no futebol brasileiro, está longe de acabar, e que por pelo menos mais quatro anos, o futebol brasileiro continuará sendo cheio de pilantragem e corrupto!

*acessem o blog do meu parceiro João Vitor: http://plusaviation.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário