quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Porto Brasil

Olá leitores,


Este é o meu primeiro post nesse blog, e gostaria de comentar algo que sempre me intrigou e me fez pensar: por que todos os jovens talentos brasileiros no futebol, são vendidos precocemente para times grandes e até mesmo médios e pequenos do futebol europeu?


Costumava pensar que os campeonatos europeus eram mais disputados e possuíam times de melhor qualidade, mas depois de breve análise, passei a acreditar que, atualmente, o futebol brasileiro é muito mais disputado que qualquer campeonato europeu. Vamos tomar como exemplo o campeonato espanhol: qual foi a última vez que você viu um campeonato espanhol no qual Real Madrid ou Barcelona não ergueram a taça? O brasileirão obteve 6 diferentes campeões desde o início da era dos pontos corridos em 2003. Além disso, na maioria dos confrontos entre clubes brasileiros e europeus, os brasileiros levaram a melhor, ou seja, será que eles são melhores mesmo?


Voltando ao caso das vendas precoces, o dinheiro que os clubes ganham com as vendas dos "produtos", em grande parte das ocasiões é atrativo, mas será que vale a pena vendê-los e não investir o dinheiro da venda? É exatamente isso que acontece aqui, o jogador é vendido aos 20, 19, 15 anos por um alto preço e o dinheiro onde vai parar? Tenho certeza que esse dinheiro vai para as empresas anti-futebol e para os empresários que só pensam em ganhar dinheiro e não valorizam o futebol.


Essa história é e sempre será um mistério. Mas de uma coisa eu sei, ela acaba com a magia e a preciosidade do futebol brasileiro.


Abçs, @yuriferreira_

3 comentários: